Atendimento:

8:00 - 18:00

Ligue:

(11) 4148-0963

Se prepare para o crescimento da sua empresa por meio da gestão contábil

Para que a gestão contábil venha contextualizar o crescimento da sua empresa, você precisará fazer algumas perguntas para si próprio

É quase impossível você ser empresário e não pensar em crescer. Mas que a sua empresa possa crescer, algumas perguntas precisam ser feitas para uma autoanálise. Esse processo de autoafirmação e de reconhecimento de pontos de convergência é um processo de gestão contábil que precisa ser levado muito em consideração.

Por meio da perspectiva financeira, a gestão contábil torna-se um ponto de controle. Mas para que a gestão contábil venha a fluir nesse serviço, algumas perguntas sobre si próprio precisam ser respondidas por si próprio.

Como num efeito dominó, o movimento de onde, como e para onde crescer leva a empresa a resposta de diversas outras dúvidas e constrói um contexto dentro da gestão contábil. Por causa disso, pensamos em desenvolver uma série de artigos que vão adentrar esse tocante sobre as perguntas que você deveria fazer para que o processo de gestão contábil venha contextualizar o crescimento da sua empresa.

Por que?

Por que o quê? Ta aí uma pergunta que fazemos desde o nosso nascimento: por que? Desde pequenos, quando aprendemos a falar, a nossa expressão é cheia de questionamentos – nossas mães que o digam. Mas no universo de gestão contábil a pergunta que fica é: por que devemos crescer? Se, ao olhar para dentro, você entender que já chegou a um ponto de conforto na gestão e no controle da sua empresa e não saber mais para onde crescer, atente-se, você não pode cair na acomodação.

Por outro lado, crescimentos rápidos podem fazer com que a capacidade de gestão contábil fique em xeque.

Então, onde achar o tal do meio termo? Justamente fazendo a autoanálise e perguntando-se a si mesmo, o motivo da geração e da necessidade de crescimento.

Quanto maior a empresa, mais complexa a gestão contábil do negócio. Uma boa gestão é capaz de se organizar conforme o crescimento, e não se perder perante a ele. A estruturação da empresa, o progresso tecnológico, o contingente de funcionários, tudo isso faz parte do conhecimento pessoal da empresa dentro das conformidades da gestão contábil.

Trace fases estratégicas desde o início do seu negócio, para saber onde você está, para onde você quer chegar e como você vai fazer para chegar lá. Essa leitura só poderá ser feita se você souber o porquê você está onde está.

Estrutura Empresarial

Ok, motivos que levam a empresa a existir colocados à mesa, uma nova pergunta precisa ser feita: a sua empresa tem estrutura pra crescer? Outras perguntas partem por meio dessa, mas vamos focar nesse questionamento inicial.

Nesses casos há um exercício de gestão contábil que se chama: “Dez vezes mais”. Esse exercício parte do conceito da estrutura da sua empresa em situações relacionadas ao crescimento, por exemplo, o que fazer para explorar tal estrutura. O exercício ajudará, então, a descobrir os gargalos que aparecem no caminho.

Cabe, então, você faz a seguinte pergunta, tanto para si mesmo, quanto para funcionários e departamentos específicos da sua empresa: Se a sua empresa crescer dez vezes do dia para noite, quais seriam os gargalos pelo qual você acompanharia tal crescimento.

Você pode pegar situações isoladas, como, por exemplo perguntando ao seu gerente de sucesso do cliente se o suporte da empresa conseguiria suportar-se caso, do dia pra noite, ele crescesse dez vezes, ou para o gerente de infraestrutura como eles lidariam com o crescimento da empresa no que tange a tecnologia, enfim…

Além de tudo o que foi citado do texto, materiais humanos, riscos e benefícios, milestones, além de diversos outros fatores são importantes como fatores de crescimento empresarial, num contexto de gestão contábil. Mesmo assim, o que abordamos nesse texto, de princípio, são os principais fatores de influência no crescimento empresarial em meio a gestão contábil.

Compartilhe: