{"id":166,"date":"2020-04-29T17:52:06","date_gmt":"2020-04-29T20:52:06","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.empreendors.com.br\/?p=166"},"modified":"2020-05-29T15:50:47","modified_gmt":"2020-05-29T18:50:47","slug":"geracao-de-caixa-um-plano-para-quando-parecer-que-nao-ha-alternativas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/pescontabilidade.com.br\/2020\/04\/29\/geracao-de-caixa-um-plano-para-quando-parecer-que-nao-ha-alternativas\/","title":{"rendered":"Gera\u00e7\u00e3o de caixa: um plano para quando parecer que n\u00e3o h\u00e1 alternativas"},"content":{"rendered":"
Como l\u00edder, \u00e9 papel dos empreendedores e empreendedoras assumir a responsabilidade de cada a\u00e7\u00e3o, deixando claro para todos na empresa que a prioridade \u00e9\u00a0preservar caixa. A partir desse momento, n\u00e3o existem dias \u2013 existem horas. N\u00e3o deve haver espa\u00e7o para tentativas e sim para a execu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Para scale-ups, parece contra intuitivo considerar que caixa \u00e9 prioridade porque o foco est\u00e1 no crescimento, mas em um momento de instabilidade, \u00e9 fundamental voltar sua aten\u00e7\u00e3o para o caixa.<\/p>\n
Algumas dicas pr\u00e1ticas para atuar neste momento cr\u00edtico:<\/p>\n
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Fonte: Apresenta\u00e7\u00e3o do mentor Miguel Sim\u00f5es de Melo, da Bain & Co, em mentoria coletiva para Empreendedores Endeavor do mundo.<\/em><\/p>\n N\u00e3o \u00e9 preciso fingir que est\u00e1 tudo bem ou suavizar a real situa\u00e7\u00e3o. Voc\u00ea, como CEO ou fundador, precisa liderar pelo exemplo. Isso significa transmitir transpar\u00eancia, apresentar um plano para navegar pela crise e convencer as pessoas do time a embarcarem nesse plano.<\/p>\n O l\u00edder tamb\u00e9m precisa inspirar e cuidar das pessoas, sejam elas time, fornecedores ou clientes. Para fazer isso, temos algumas dicas para que o processo seja mais simples:<\/p>\n Al\u00e9m disso, para cuidar do time, tenha como principal parceiro a \u00e1rea de Gente e Gest\u00e3o, que ajuda a:<\/p>\n A sa\u00fade da empresa \u00e9 essencialmente monitorada por:<\/p>\n a. Pulso (fluxo de caixa futuro)<\/strong> b. Respira\u00e7\u00e3o (vendas e reten\u00e7\u00e3o de clientes)<\/strong> Na aquisi\u00e7\u00e3o de novos clientes, o foco s\u00e3o canais org\u00e2nicos! N\u00e3o trabalhe com aquisi\u00e7\u00e3o que venha a consumir caixa \u00e9 preciso ser criativo (ex. A\u00e7\u00f5es de member get member);<\/p>\n c. Batimento card\u00edaco (margem de contribui\u00e7\u00e3o)<\/strong><\/p>\n Corte gastos de qualquer produto que n\u00e3o tenha margem positiva.<\/p>\n Fonte: Apresenta\u00e7\u00e3o do mentor Miguel Sim\u00f5es de Melo, da Bain & Co, em mentoria coletiva para Empreendedores Endeavor do mundo.<\/em><\/p>\n Olhe para sua cadeia de valor e identifique o que \u00e9 essencial para a opera\u00e7\u00e3o do core business n\u00e3o parar, os demais gastos, corte imediatamente. Na d\u00favida, corte o gasto e se necess\u00e1rio contrate ou compre novamente. Ex. no caso de um e-commerce seriam essenciais os fornecedores de mat\u00e9ria prima, transportadoras, servidores de nuvem, ferramenta de push notification para comunica\u00e7\u00e3o com clientes ativos\u2026<\/p>\n Se a empresa inteira tiver consci\u00eancia desse plano, deixe claro que qualquer projeto n\u00e3o relacionado a essa miss\u00e3o deve ser colocado em\u00a0stand by<\/em>\u00a0para que os esfor\u00e7os estejam concentrados no caixa.<\/p>\n Prorrogue o pagamento por pelo menos 60 dias e n\u00e3o tenha vergonha a respeito, voc\u00ea sempre honrou seus compromissos e o momento \u00e9 cr\u00edtico! Tenha consci\u00eancia e comunique que essa medida visa perpetuar o pr\u00f3prio relacionamento de longo prazo entre voc\u00eas.<\/p>\n Fique atento as todas as medidas que o governo est\u00e1 adotando e comunicando em rela\u00e7\u00e3o a isso. Em casos extremos (poucas semanas de caixa) segure o pagamento e em um segundo momento, pague com as devidas multas incorridas.<\/p>\n Depois de ler e considerar quais dessas dicas s\u00e3o aplicadas \u00e0 sua realidade, lembre-se que o conjunto de todos os fatores gera um resultado positivo para o futuro da sua empresa, e tamb\u00e9m do seu time.<\/p>\n Em momentos como esse, temos a responsabilidade \u2013 e o desafio \u2013 de agirmos como verdadeiros exemplos para o pa\u00eds. Estamos todos, ao redor do mundo, em um t\u00fanel com pouca luz, sem saber o que nos espera logo \u00e0 frente, com a repercuss\u00e3o econ\u00f4mica dessa crise. Precisamos, por isso, de coragem para dar um passo depois do outro.<\/p>\n <\/p>\n Fonte: https:\/\/endeavor.org.br\/<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Como l\u00edder, \u00e9 papel dos empreendedores e empreendedoras assumir a responsabilidade de cada a\u00e7\u00e3o, deixando claro para todos na empresa que a prioridade \u00e9\u00a0preservar caixa. A partir desse momento, n\u00e3o existem dias \u2013 existem horas. N\u00e3o deve haver espa\u00e7o para tentativas e sim para a execu\u00e7\u00e3o. Para scale-ups, parece contra intuitivo considerar que caixa \u00e9 […]<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":2115,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-166","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-dicas-noticias"],"yoast_head":"\n2. Lidere pelo exemplo<\/h3>\n
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Como engajar as pessoas na crise?<\/b><\/h4>\n
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3. Escolha as m\u00e9tricas vitais para acompanhamento e fa\u00e7a isso diariamente.<\/h3>\n
\nUse o regime caixa ao inv\u00e9s do regime de compet\u00eancia. Com isso, voc\u00ea vai perceber sua receita caindo. Busque como antecipa\u00e7\u00e3o de receb\u00edveis. Qualquer d\u00edvida de curto prazo que voc\u00ea puder tomar nesse momento, tome.<\/p>\n
\nManter um cliente \u00e9 mais f\u00e1cil que adquirir outro e o gasto para aquisi\u00e7\u00e3o j\u00e1 incorreu. Busque formas de engajar a base de clientes ativos para mant\u00ea-los vivos, pois quando a demanda voltar, elas voltar\u00e3o a comprar com voc\u00ea e n\u00e3o o
\nconcorrente.<\/p>\n<\/p>\n
4. Corte de gastos<\/h3>\n
4.1. Despesas administrativas<\/strong><\/h3>\n
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4.2. Fornecedores de mat\u00e9ria prima<\/strong><\/h3>\n
4.3. Impostos<\/strong><\/h3>\n
4.4. Bancos<\/strong><\/h3>\n
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4.5 Negocia\u00e7\u00e3o de contratos de loca\u00e7\u00e3o<\/h3>\n
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